Cabo Verde

La plage

Cap Vert

Cesaria Evora

História

A partir da queda de Constantinopla (1453), a rota da seda torna-se perigosa para as caravanas comerciais europeias. Neste contexo, os portugueses procuram uma rota marítima que lhes permita contornar a África, com o objetivo de atingir a Ásia. Entre 1450 e 1462, os navegadores Diogo Gomes, António da Noli e Cadamosto, ao serviço da coroa portuguesa, atracam em Cabo Verde. António da Noli será nomeado governador e instalar-se-á na Ilha de Santiago com a sua família, o que constituirá o primeiro núcleo populacional do país.

O arquipélago de Cabo Verde, transformado em placa giratória do comércio entre Portugal e a África ocidental, torna-se um verdadeiro entreposto comercial. Tecidos, madeiras, cana de açúcar são os produtos mais comercializados, atraindo para as ilhas do arquipélago numerosos portugueses e outros europeus. O comércio de escravos revela-se inevitável devido à necessidade premente de mão-de-obra. Tal força de trabalho será levada para o arquipélago em massa, oriunda essencialmente das costas mais próximas, designadamente do Senegal e da Guiné. Na sequência da chegada destes novos imigrantes, a população de Cabo Verde, na sua grande maioria mestiça (80%), desenvolve a sua própria cultura, influenciada por estes variados países.

Pouco a pouco, Cabo Verde foi formando a sua identidade cultural e começou a procurar a sua própria identidade política. Após uma longa luta pela libertação nacional, a independência do país foi proclamada a 5 de Julho de 1975.

A 13 de Janeiro de 1991, instalou-se um sistema multipartidário, com todos os atributos institucionais de uma democracia moderna. Sendo atualmente um país em rápido desenvolvimento, Cabo Verde, pacífico e socialmente estável, ocupa a quarta posição em África, em termos de serviços de saúde, de educação e de qualidade de vida.

ministreUlisses Correia e Silva

Politica

A constituição, aprovada pela primeira vez em 1980 e substancialmente revista em 1992, define as bases da organização governamental e democrática, declarando que o governo é «o órgão que define, conduz e executa a política geral interna e externa do país» e é responsável, perante a Assembleia Nacional. O Primeiro Ministro é o chefe do governo e nessa qualidade designa os outros ministros e secretários de Estado.
Os membros da Assembleia Nacional são eleitos por voto e por sufrágio universal e por um mandato de 5 anos. O Primeiro Ministro é nomeado pela Assembleia Nacional e o seu cargo é-lhe conferido pelo Presidente. O Presidente, eleito por sufrágio universal e por um mandato de 5 anos, é o chefe do Estado.

Religão

A primeira religião do país, com uma representação de 90%, é o Catolicismo, importado pelos portugueses. O clero tem uma grande influência na vida social e política do país. O Protestantismo é a segunda religião, possuindo quase todas as cidades um templo. O Islão praticamente não tem representação em Cabo Verde.

Geografia

Cabo Verde é um arquipélago, situado no Oceano Atlântico, a cerca de 570 km do Senegal. O arquipélago é constituido por 10 ilhas e 8 ilhéus, com uma superfície total de 4033 km2.

Distinguem-se, a Norte, as ilhas de Barlavento (Boa Vista, Sal, Santa Luzia, Santo Antão, São Nicolau, São Vicente) e a Sul, as ilhas de Sotavento (Brava, Fogo, Maio, Santiago). O arquipélago é de origem vulcânica; atualmente, o único vulcão ativo encontra-se na ilha do Fogo e constitui o ponto culminante do país: 2829 metros. A sua última erupção data de 2014. Santiago é a maior ilha e a mais povoada. Acolhe Praia, a capital e a maior cidade do país. Nas ilhas do Sal, Boavista e Maio as paisagens são planas, arenosas e secas. As outras ilhas são mais montanhosas e ricas em vegetação.

eglise

map

Ilha do Sal

É a mais antiga ilha de Cabo Verde, formada há 50 milhões de anos por um vulcão atualmente extinto. A ilha tem uma superfície de 216 km², sendo relativamente plana e arenosa. De Norte a Sul, mede cerca de 30 km, e a sua largura é de 12 km.

A ilha do Sal deve o seu nome atual à descoberta de sal na Pedra de Lume, em 1833. A exploração do mineral durou até meados dos anos 1980, o que atraiu pessoas para a ilha, anteriormente pouco povoada. A construção do aeroporto internacional Amílcar Cabral, em 1939, como aeroporto de escala para a América do Sul, provocou uma migração interna para o Sal, vinda principalmente de São Nicolau. Nos últimos vinte anos, o turismo tem-se igualmente desenvolvido sobretudo em Santa Maria, a sul da ilha.

É igualmente a ilha mais popular de Cabo Verde, famosa pela sua notável paisagem lunar. Nela existem cidades coloridas, construídas, como Santa Maria, na costa sul, onde poderá encontrar lojas de surf, restaurantes tradicionais e uma bonita praça, rodeada de cafés ao ar livre. Contudo, a sua principal atração é a sua magnífica praia, que se estende ao longo da costa por mais de oito quilômetros.